Geral

Seu obstetra não trabalha com obstetriz? Abra o olho!

Por 24 de fevereiro de 2021Sem comentários
Foto Jackie Goulart, nascimento da Julia, parto da Paula, que teve equipe multiprofissional. Obstetriz Gisele Leal, Doula Fran Custódio, Obstetra Priscila Huguet.

Os países com melhores indicadores obstétricos no mundo, tem a obstetriz ou enfermeira-obstétrica como a profissional responsável pelo pré-natal e assistência ao parto normal de mulheres de risco habitual e o médico-obstetra responsável pelas gestantes de alto risco. Você já me viu falar disso diversas vezes, mas decidi escrever novamente sobre isso, pois algumas gestantes me procuram e dizem que querem muito minha assistência, mas sua/seu obstetra não trabalha com obstetriz.

Mesmo quando uma gestante me procura para assisti-la no pré-natal e parto, eu explico sobre o papel da doula e da/o obstetra e da/o neonatal no parto, justamente porque o conceito de humanização foi construído sobre três pilares para uma assistência segura e humanizada: assistência com base em evidências científicas, autonomia da mulher e equipe multiprofissional. Sendo assim, qualquer profissional que não trabalha com equipe multiprofissional não pode prometer uma assistência humanizada. Um profissional humanizado (seja parteira, obstetra, doula ou neonatologista) explica para a gestante a função de cada um na gestação e no parto, e a incentiva a ter uma equipe multiprofissional. Eu sei que o valor de investimento em uma equipe multiprofissional é maior, mas todas nós que trabalhamos desta forma conversamos, ajudamos a organizar um fluxo de pagamento, e sempre que necessário flexibilizamos a forma de pagamento. Poi afinal a mulher sempre sai ganhando quando estamos em equipe e podemos discutir o caso, discutir condutas, nos revezar se o parto for longo ou desafiador e oferecer a melhor assistência: segura e humana. Se mesmo assim a mulher não pode ter a equipe completa, conversamos sobre quais hospitais oferecem uma assistência multiprofissional no plantão, aumentando assim, a chance dessa mulher ter uma experiência positiva, segura e humana de parto e nascimento.

E não sou só eu quem diz isso. As mulheres dizem isso e as evidências confirmam.

Então se você quer um parto hospitalar, a/o responsável pelo seu parto no Brasil, provavelmente vai ser a/o médica/o obstetra. No entanto, o trabalho de parto pode ser assistido em domicílio por obstetriz ou enfermeira obstetra e doula até o momento mais oportuno de ir para o hospital. Se o hospital que você escolher entende o quanto uma equipe multiprofissional melhora a experiência e o desfecho do parto ele vai cadastrar as obstetrizes, enfermeiras obstetras e doulas para que o cuidado hospitalar possa ser continuado com obstetra mas também com a doula e obstetriz/enfermeira obstetra que acompanharam seu pré-natal e o trabalho de parto até o momento de ir para o hospital.

Sabe o que é melhor nisso tudo? As evidências apoiam. Se vocês procurarem, vão achar vários estudos. Vou deixar abaixo, algumas referências para vocês lerem.

E você? Teve acesso a equipe multiprofissional no seu parto? Ou te disseram que não era necessário se preocupar com isso?

Foto Jackie Goulart, nascimento da Julia, parto da Paula, que teve equipe multiprofissional. Obstetriz Gisele Leal, Doula Fran Custódio, Obstetra Priscila Huguet.

Sandall J, Soltani H, Gates S, Shennan A, Devane D. Midwife-led continuity models versus other models of care for childbearing women. Cochrane Database of Systematic Reviews 2016, Issue 4. Art. No.: CD004667. DOI: 10.1002/14651858.CD004667.pub5 aceesado em 24/02/21 em https://www.cochrane.org/pt/CD004667/PREG_assistencia-obstetrica-continua-liderada-por-obstetrizes-versus-outros-modelos-de-assistencia

Braz IMA, Paiva MTG, Feitosa KMA, Mendes MES, Feitosa TMA, Silva SL. Interdisciplinaridade na assistência ao parto:
percepção dos enfermeiros obstetras. Rev enferm UFPE on line. 2019;13:e241715 DOI: https://doi.org/10.5205/1981-
8963.2019.241715 acessado em 24/02/21 em https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/viewFile/241715/33519

Harris SJ, Janssen PA, Saxell L, Carty EA, MacRae GS, Petersen KL. Effect of a collaborative interdisciplinary maternity care program on perinatal outcomes. CMAJ. 2012 Nov 20;184(17):1885-92. doi: 10.1503/cmaj.111753. Epub 2012 Sep 10. PMID: 22966055; PMCID: PMC3503901. – acessado em 24/02/21 em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22966055/

 

Deixe um comentário