Geral

Consulta de pré-natal com obstetriz: seu convênio tem que reembolsar

By 26 de fevereiro de 2021No Comments

Em novembro de 2020, a Agência Nacional de Saúde (ANS) disponibilizou para uma consulta pública uma lista de procedimentos, perguntando se deveriam ser incluídos como cobertura obrigatória pelos planos de saúde, e plea primeira vez incluiu a consulta com obstetriz ou enfermeira/o obstétrica/o.

Nós nos mobilizamos, mobilizamos as mulheres para que votassem e toda essa mobilização deu resultado.

Pela primeira vez, a consulta com obstetriz e/ou enfermeira obstétrica está incorporada ao rol de procedimentos com cobertura obrigatória pelos planos de saúde, conforme divulgado pela ANS essa semana.

A cobertura da consulta de pré-natal e pós-parto por obstetriz e/ou enfemeira obstétrica vai na direção da assistência multiprofissional na qual venho falando por aqui com vocês. As mulheres serão beneficiadas com uma assistência de pré-natal e pós parto centrada no fisiológico, que é a nossa especialidade.

“É uma vitória das mulheres brasileiras, que fortalece a autonomia e humanização da assistência ao pré-natal, parto e puerpério. Agora, as mulheres podem cobrar o direito à consulta pré-natal e puerpério na rede privada”, avalia o coordenador da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, Herdy Alves.

Os planos de saúde tem que cobrir até 6 consultas de pré natal e duas de pós-parto, desde que realizadas por profissional habilitado e com COREN ativo para assistência obstétrica. Ahhhh e essas consultas precisam ser solicitadas por médico, assim como acontece hoje com encaminhamento à nutricionsita, psicólogo, fisioterapeuta e outros.

Uma grande conquista, e que merece ser comemorada.

Leave a Reply