Texto: Gisele Leal – Imagens: Google
O Blog Mulheres Empoderadas une-se ao MAHPS e à rede Parto do Princípio e abre a Semana pelo Respeito à Criança em comemoração ao dia da Criança.
Muitos pais, com o intuito de demonstrar carinho rendem-se ao conhecido apelo comercial desta época. Saem frenéticos em busca do brinquedo dos sonhos de seus filhos, enfrentam filas, pagam preços altos para fazer o gosto da criança.
Como todo consumo, não seria essa uma forma de compensação também?
Será que proporcionamos tudo de bom e de melhor para nossos filhos desde o momento que soubemos que o receberíamos em nossos lares? Será que cuidamos para não comer coisas prejudiciais durante a gestação? Será que deixamos de beber, de fumar, de tomar remédios para garantir o melhor para o bebê na vida intra-utero?
Será que fomos protagonista da gestação, nos informando, nos exercitando e fazendo escolhas conscientes do que seria melhor para nós e para nosso bebê, e não delegamos essa tarefa a outra pessoa?
Será que pudemos proporcionar ao menos o momento certo para que o bebê nascesse?
Será que pudemos ao menos, esperar pelo início do trabalho de parto, para que nosso querido bebê soubesse que em breve ele deixaria sua casinha habitada por tantos meses?
Será, será, será?
Será que sucumbimos à uma anestesia durante o trabalho de parto, introduzindo na corrente sanguinea de nosso bebê, via placenta uma droga que o marcará para sempre?
Será que sucumbimos à comodidade de uma cesárea eletiva, ou à uma cesárea desnecessária, por medo, tensão ou dor?
Será que você leitor, conhece a rotina hospitalar ao qual seu bebê será submetido, na maioria esmagadora das vezes, desnecessariamente? (leia aqui)
Sem direcionar julgamentos, este é um convite à reflexão.
SEMANA DO RESPEITO À CRIANÇA. Porque a primeira forma de NÃO VIOLÊNCIA INFANTIL é a forma como um bebê é recebido no mundo.
NÃO às rotinas hospitalares sem necessidade!!!
Não à aspiração de bebês saudáveis nascidos de parto normal!!!
NÃO ao nitrato de prata para bebês que nascem de mães saudáveis ou por cesárea!!!
NÃO à separação! Não à cesárea eletiva e desnecessária!
SIM à assistência humanizada e baseada em evidências ao recém-nascido!
SIM ao alojamento conjunto e ao Aleitamento imediato e exclusivo até 6 meses!
Acesse também:
http://mahpsorocaba.wordpress.com
http://partodoprincipio.blogspot.com