O parto é um evento único, cheio de emoções e de força. Para quem vivenciou essa experiência, ou que sonha em apoiar mulheres nessa jornada incrível fica a dúvida “Para ser doula curso o que?”
Existem vários cursos e capacitações no Brasil, normalmente duram pouco mais de dois dias, mas será que isso basta?
É sobre isso que hoje quero falar , sobre a formação de doulas, a formação de mulheres que são completamente capazes de se conectar à outra mulher e oferecer o suporte necessário para que elas busquem, dentro de suas possibilidades e realidades o parto respeitoso que merecem.
O Revelando Doulas acontece duas vezes ao ano! Aproveita que está aqui e se inscreve já!
Conseguir vivenciar um parto respeitoso no Brasil, hoje, é mais do que apenas tentar. É necessário empenho, é necessário informação, é necessário conhecer os caminhos e conhecer todas as possibilidades ao seu redor. A chave fundamental nessa jornada? A Doula.
O Revelando Doulas , curso de formação de doulas idealizado por Gisele Leal em 2014, nasceu do sonho , não de uma mulher, mas de uma equipe de 14 profissionais humanistas que desejavam levar informação, empoderamento e principalmente desejavam oferecer às doulas formadas as ferramentas necessárias para que pudessem desempenhar suas funções em todos os cantos do Brasil de forma consciente e consistente.
A principal ferramenta é a EMPATIA
A mulher que deseja se tornar doula não precisa ter nenhuma formação técnica na área da saúde. Como sua função é justamente não realizar nenhum procedimento clínico, para se tornar doula a única premissa é que seja maior de 18 anos. A principal ferramenta da Doula é a empatia, o seu poder de se conectar à outra mulher e compreender que o que ela vivencia não é um momento de sofrimento e sim de transformação.
Eu, futura doula curso:
Os temas abordados no Revelando Doula são variados, são 60 horas de orientação. Sim são 5 dias de aulas com os principais nomes da humanização no Brasil que mesclam com maestria aulas teóricas embasadas em evidencias cientificas atualizadas (MBE) e vivências.
A formação de uma mulher para se tornar doula vem de profunda transformação interna, é um processo de auto cura, acolhimento das suas feridas e ressignificação.
Durante o caminhar do curso as participantes são apresentadas ao universo da humanização da assistência à mulher, desde sua concepção até a amamentação.
O parto humanizado se apoia em três pilares, Medicina baseada em evidências, Protagonismo da Mulher e equipe multidisciplinar. E é sob essa ótica que todo o curso se desenrola.
O processo do parto é desmistificado, a cada aula, com apresentação de olhares variados dos palestrantes, Doulas, Obstetrizes, Obstetras, Advogadas, Mulheres!
Alguns dos tópicos abordados são:
- A doula no atendimento pré-natal
- Cuidados que a doula deve tomar para não interferir na decisão e no poder de escolha da mulher
- Fortalecendo o vinculo com a gestante e acolhendo-a nas ultimas semanas: Chá de benção: o que é, como faz, simulação
- Plano de parto como instrumento de empoderamento da mulher (exercício)
- Preparação do perineo para o parto normal
- Noções basicas de anatomia e fisiologia do parto
- As fases do trabalho de parto
- Qual o momento certo da doula estar com a mulher
- Quais são as funções da doula no parto e quais não são
- Como saber o momento de sair de cena
- Como lidar com situações não esperadas
- Tarefas da doula no parto domiciliar (organização do local antes, durante e depois)
- Qual o momento de contactar a equipe
- Qual o momento de ir para o hospital em caso de parto hospitalar
- Como se posicionar dentro das instituições (casa de parto, hospital, centro obstétrico)
O Revelando Doulas Urbano acontece apenas uma vez ao ano. Quer participar? Se inscreva aqui
E depois do curso, como trabalhar?
Durante a formação a futura doula recebe orientações para que possa desempenhar a função e consiga se sustentar com ela. O sucesso de cada uma das mulheres formadas importa.
Aqui são alguns dos temas chaves que você também vai aprender sobre
- O atual modelo de assistência obstétrica no Brasil e no mundo.
- Ética – A doula humanizada e a doula tipo-humanizada
- A Doula e o Movimento contra a violência obstétrica e pela humanização do parto e nascimento
- Como abordar gestantes?
- Desenvolvimento de contrato de trabalho
- Formas de divulgar seu trabalho, online e off-line
O Brasil tem índices altíssimos de cesárea que ultrapassam ainda os 85% de todos os nascimentos. Mais de 80% dessas mulheres tinham no inicio da gestação o desejo pelo Parto normal.
Por isso acredito que quanto mais doulas, maior será o apoio e amparo que as mulheres de todo país terão e assim poderão chegar no nono mês de gestação orgulhosas e confiantes, prontas para receber suas rias nos braços, com o amor e respeito que merecem.
Se você deseja atuar como Doula, se é esse o seu chamado, o Revelando Doulas é o curso que vai te oferecer essa possibilidade.
A próxima turma do Revelando Doulas acontece em breve, no interior de SP.
Você pode se inscrever clicando aqui e fazer parte desse exercito lindo e poderoso de Doulas Reveladas.
Você quer a programação completa do curso? Acesse: Saiba mais.
Consulte também o nosso FAQ: Dúvidas mais frequentes.