Geral

Contracepção: precisamos falar sobre isso.

Por 18 de fevereiro de 2021Sem comentários

Você já parou para pensar que o homem está fértil TODOS os dias do ano e que você fica fértil apenas durante um período do mês? 🤔 Pois bem. Isso é uma das coisas que eu abordo na última consulta de pós-parto, lá pelos 40 dias após o nascimento do bebê.

Além de avaliar se está tudo bem com você, aproveitar para matar a saudades, oriento os métodos contraceptivos pois sei que, em geral, vocês carregam a preocupação e a responsabilidade pela contracepção.

Você sabia que uma contracepção eficaz, deve ser feita por ambos parceiros? Pois é! A responsabilidade não é só sua, e se você quer ter maior segurança, o ideal é o método combinado dos dois, você usa seu método enquanto o seu parceiro utiliza o método dele. Isso aumenta MUITO a chance de você NÃO engravidar acidentalmente.

Para o homem existem poucas alternativas de contracepção: preservativo e coito interrompido (à propósito, acho esse nome horroroso 😂). Para você, existe o DIU, a tabelinha, o diafragma (que parou de ser fabricado aqui no Brasil), a pílula anticoncepcional, o adesivo ou a injeção… Para fazer uma boa combinação entre estes métodos e uma escolha bem feita, busque informações de qualidade.

Importante frizar que não é porque sua menstruação ainda não voltou que você não poderá engravidar. Afinal a menstruação só vem depois da ovulação. Então sim, você pode ovular, não perceber e engravidar no pós-parto antes mesmo da menstruação dar as caras por aí (risos).

Então converse com sua obstetriz ou obstetra, escolha o método de sua preferência e exija que o parceiro também use um método. Afinal de contas, a responsabilidade é dos dois.

 

 

 

 

Deixe um comentário