Nesta terça-feira, dia 05 de agosto, o Blog Mulheres Empoderadas entrou em contato com a Secretaria de Saúde de São Paulo, para entender o motivo da proibição do acesso às Doulas à Casa de Parto de Sapopemba.
A Secretaria de Saúde solicitou que enviássemos nossos questionamentos por email.
A resposta que tivemos, foi a mesma eviada ao Blog Maternar, da Folha de São Paulo, de que a presença da doula não está proibida dentro da Casa de Parto de Sapopemba.
Respondemos o email solicitando que respondessem nossas perguntas, e imediatamente recebemos o pedido de um telefone para contato vindo da sra. Patricia Pasquini de Almeida (que segundo o Diaria Oficial da cidade de São Paulo de 07 de maio de 2013 exerce o cargo de Assessor Técnico do Gabinete do Secretário, da Secretaria Municipal da Saúde).
A Sra. Patricia Pasquini de Almeida entrou em contato por telefone e pudemos conversar, e ela afirmou que não há proibição do acompanhamento da doula na Casa de Parto de Sapopemba, e que qualquer informação divergente dessa deve ser encaminhada à Secretaria de Saúde de São Paulo e afirmou que a parturiente tem o direito de ter o companheiro E a doula durante o trabalho de parto, parto e pós parto, assim como recomenda o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde.
As gestantes que tiveram a informação da própria casa de parto de que não poderão levar suas doulas, poderão entrar em contato conosco através do email contato@mulheresempoderadas.com.br, e caso autorizem, passaremos os contatos para a Secretaria de Saúde de São Paulo, para que os fatos sejam averiguados.