Parto

Parto domiciliar: como uma parteira se organiza?

Por 16 de fevereiro de 2021Sem comentários

Quando me comprometo em atender um parto domiciliar me organizo com outras 2 a 3 parteiras pois sempre iremos em duas para seu parto e pelo menos uma outra fica de backup. Preferencialmente outras 2 de backup, afinal bebês podem resolver nascer no mesmo dia,  eu e a outra parteira podemos estar descansando de algum parto anterior, ou podemos ter algum imprevisto. Então para me comprometer com um parto em casa, busco outras parteiras que também tenham agenda disponível para atender neste período provável de parto.

Isso demanda  muito planejamento e uma disponibilidade infinita de nós parteiras. Eu trabalho com parteiras que já trabalhava quando era doula, e que conheço a atuação em situações de emergência. Trabalho com parteiras que sei que atuam com base em evidências científicas. E trabalho com parteiras que dividem os mesmos valores e ideais que eu. Elas tem a agenda delas e eu tenho a minha. E precisamos fazer essas agendas casarem. Por isso é muito difícil me comprometer com uma gestante que está com mais de 28 semanas. Já aconteceu? Já! Deu certo? Sim! Mas quanto mais cedo, maior a chance de dar certo. A maioria das mulheres que atendo parto domiciliar começam o pré-natal comigo entre 8 e 12 semanas.

Então mesmo que você entre em contato perguntando sobre minha disponibilidade para atender seu parto, até que você passe em consulta para saber se você é de fato elegível ao parto domiciliar, até que você dê o aceite no contrato, a minha disponibilidade, da minha backup, a disponibilidade da 2a parteira e da backup dela podem mudar.

Se você quer ter um parto domiciliar comigo, o pré-natal será feito comigo e com as parteiras que trabalham comigo e poderá ser compartilhado com obstetra caso necessário, ou caso você escolha ter um obstetra de backup para uma eventual necessidade de parto hospitalar. Nas consultas falamos sobre porque é interessante ter um obstetra backup para o parto em casa. Em cada trimestre, solicito todos os exames de rotina de pré-natal de risco habitual, e 3 exames de ultrassom: o morfológico de primeiro trimestre com 12 semanas, o morfológico de 2o trimestre entre 22 a 24 semanas e o US de 3o trimestre entre 36-37 semanas para termos um laudo de que seu bebê está realmente de cabecinha pra baixo e portanto posso atender seu parto em casa. Conseguimos avaliar posição do bebê pela palpação obstétrica, no entanto como quase não fazemos exame de toque em parto domiciliar, é importante ter um laudo em caso um pélvico surpresa. Outros exames, apenas se necessário durante avaliação no pré-natal.

Além de pedir e analisar exames, quero conhecer sua rotina alimentar, se faz atividade física, o que te motivou a me procurar, como você está imaginando o nascimento do seu bebê, ouvir suas expectativas e demandas, tirar suas dúvidas, te recomendar outros profissionais se necessário, auxiliar na elaboração do plano de parto e fazer o exame físico, que consiste em aferir pressão arterial, pesar, ver frequência cardíaca, medir a altura uterina, ouvir os batimentos cardíacos do bebê, verificar edema, e outros aspectos físicos que eu julgar necessário.

A primeira consulta dura em média 1h30 e essa e as demais são agendadas no consultório em Campinas. Caso eu não conheça a região onde você mora, podemos agendar uma consulta domiciliar por volta de 37 semanas . Além do pré-natal podemos agendar sessões de acupuntura, fitoterapia e exercícios para contribuir no bom posicionamento do bebê.

As consultas de pré-natal serão mensais até 32 semanas, quinzenais de 32-36 semanas alternando com a 2a parteira e/ou obstetra backup e semanais a partir de 37 semanas sendo que é considerada como retorno, a consulta com a mesma parteira em até 7 dias. Se passar de 7 dias ou se você escolher fazer uma consulta com outra parteira ou com obstetra backup conta como nova consulta. Os retornos duram em torno de 20 a 30 minutos.

Em geral estão inclusas no contrato de parto domiciliar pelo menos 3 consultas pós-parto, sendo 2 domiciliares e 1 no consultório com 40 dias. Alguns casos, demandam maior acompanhamento e caso necessário faremos mais consultas, ou recomendaremos consultas com outros profissionais.

Como a região de Campinas tem poucas parteiras, trabalhamos em equipe e por isso os valores da nossa disponibilidade são muito parecidos.  Tomo a liberdade de falar isso porque algumas mulheres passam com várias parteiras em busca de “preço”, e acabam gastando muita energia pra no fim ver que os valores não mudam muito. Por isso é importante você fechar com a(s) parteira(s) com quem você sentiu mais afinidade e segurança. Claro que vale muito a pena procurar outra parteira se não rolou afinidade com a anterior. E é importante mencionar isso na consulta, porque como trabalhamos em equipe, já saberemos que você prefere que determinada parteira componha ou não a sua equipe.

O valor do parto domiciliar pode variar de acordo com o número de partos que a parteira se compromete por mês, pode variar dependendo da distância da casa da parteira até sua casa, do custo com pedágio, quantidade de consultas pós-parto acordadas previamente, de como serão acordadas as consultas de pré-natal com as demais parteiras no final de gestação, se vai ter doula, se vai ter backup, se quer uma neonatologista no parto, se quer consulta com neonatologista nas primeiras 24h. Uma gestante que já tem um filho, não precisa de muitas consultas pós parto pra se sentir tranquila para realizar os cuidados com o bebê por exemplo. Uma mãe de primeira viagem pode precisar de mais consultas. Uma mulher que teve muita dificuldade com amamentação do primeiro filho, pode querer incluir uma consulta extra no acordo.  Então o valor do contrato do parto domiliciar vai depender do que nós acordarmos durante o pré-natal. E esse valor é calculado para você, que pode ser diferente do valor calculado para outra gestante.

Se você ainda não me conhece, chega mais. Sou Gisele Leal, obstetriz, atendo pré-natal, partos domiciliares e hospitalares na região de Campinas/SP. Também sou acupunturista especializada em saúde da mulher. Se quiser marcar uma consulta, só mandar um whatsapp para o (19) 98102-0880. Para saber mais sobre mim, visite minha página.

Deixe um comentário