Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras


O dia 25 de Novembro é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.  Todo tipo de violência. E como não poderia deixar de ser, vamos usar esse dia para participar da Blogagem  Coletiva para Denunciar a Violência Obstétrica!
A grande maioria das mulheres que já tiveram seus filhos, embora não saibam, sofreram violência obstétrica. Velada ou descarada mas sofreram. E muitas vezes, por esta violência não acontecer dentro de instituições de saúde, por profissionais que deveriam ser cuidadores, ela não é percebida como violência.
No ano passado, postamos aqui, um texto falando sobre os diversos tipos de violência, sobre os direitos de quem está sob cuidados médicos, e os deveres de quem cuida.
Violência Obstétrica, a voz das brasileirasVale a pena ler novamente, para conhecer seus direitos!
Esse ano, uma equipe de ativistas, levou para o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva um vídeo que denuncia a Violência Obstétrica a partir da voz das próprias mulheres.
Um vídeo que dá voz ás brasileiras! A nossa voz! VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, A VOZ DAS BRASILEIRAS.
Você também pode ter sido vítima, desse sistema que violenta as mulheres no momento mais importante, marcante e que deveria ser sublime e especial em suas vidas.
Violência Obstétrica não acontece apenas nas instituições do SUS. Acontece em instituições particulares, de luxo. Acontece em cada cesárea desnecessária, acontece cada vez que uma mulher é impedida de se alimentar ou se hidratar durante o trabalho de parto. Acontece cada vez que uma mulher é submetida a procedimentos dolorosos, rotineiros sem que a individualidade do seu parto e do seu corpo sejam levadas em consideração. Acontece cada vez que uma mulher é obrigada a deitar para dar a luz, cada vez que uma mulher tem sua barriga empurrada, seu períneo cortado. Cada vez que uma mulher é obrigada a calar o grito. Cada vez que uma mulher é separada de seu bebê.

 


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *