Revolução das Mães! 1



Manifesto escrito pelo grupo de Gestantes e Mães de Campinas e Região para a Maternidade de Campinas

As gestantes e mães de Campinas e Região vem por meio desta, reivindicar a volta das Doulas integrando a equipe médica humanizada, durante todo o trabalho de parto e parto, assim como acontecia até o mês de julho deste ano.

No link http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N29534 está o abaixo assinado com mais de 1.260 assinaturas eletrônicas pela reintegração das doulas no centro obstétrico dessa maternidade.
Solicitamos também, incentivo real ao parto natural, humanizado e, portanto, que este ocorra em local de preferência da parturiente, seja no quarto ou no centro obstétrico.
Diversas tentativas foram feitas por parte das próprias Doulas junto à esta Maternidade, mas como não obtiveram uma resposta positiva até o momento, NÓS GESTANTES é que estamos sendo prejudicadas, ao sermos impedidas de termos nossa Doula ao nosso lado durante o parto.
Portanto, vimos por meio desta, solicitar a reintegração imediata das Doulas à Maternidade de Campinas, de forma que sua atuação seja liberada no centro obstétrico como sempre foi, até o dia 09 de novembro do corrente ano. Caso não tenhamos uma resposta oficial e formal, no dia 10 de novembro, promoveremos um manifesto pacífico, com centenas de mães, grávidas e ativistas pela humanização do parto em frente à Maternidade. 
A Doula desempenha a função de fornecer apoio emocional e físico durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto para nós mulheres.

Elas não tem formação em obstetrícia, portanto, não fazem procedimentos da enfermagem ou procedimentos médicos, a não ser que tenham essa formação além da capacitação como doula. Portanto, não fazem toques vaginais e não auscultam batimentos cardíacos fetais.
A presença da doula, permite que as enfermeiras possam concentrar-se em suas atividades, pois a doula dará a atenção e apoio emocional que as parturientes precisam durante o trabalho de parto.
A doula também oferece alívio para as dores das contrações utilizando métodos não-farmacológicos, como massagens, técnicas de relaxamento, respiração, exercícios, banhos e imersão em água quente e dicas de posições, durante o trabalho de parto e parto. Oferecendo, ainda, apoio emocional, e encorajando a mulher a se lembrar de seu dom natural de parir.
As revisões da literatura científica elaboradas pelo notório grupo científico da Cochrane Collaboration’s Pregnancy and childbirth Group inclui e valida diversos estudos abrangendo uma grande diversidade cultural, econômica e com diferentes formas de assistência. Conclui claramente que a presença da doula no suporte intra-parto Contribui para a melhora nos resultados obstétricos, diminui as taxas das diversas intervenções, promove a saúde psico-afetiva da mãe e do vínculo mãe-bebê.
Em 1998 declarou: “Devido aos claros benefícios e nenhum risco conhecido associado ao apoio intra-parto, todos os esforços devem ser feitos para assegurar que todas as mulheres em trabalho de parto recebam apoio, não apenas de pessoas próximas, mas também de acompanhantes especialmente treinadas. Este apoio deve incluir presença constante, fornecimento de conforto e encorajamento.”
Klaus e Kennel publicaram em 1993 em “Mothering the mother“ um estudo onde apontaram os resultados globais da presença da doula no trabalho de parto e parto, como pode ser visto abaixo:
• Redução de 50% nos índices de cesárias
• Redução de 25% na duração do trabalho de parto
• Redução de 60% nos pedidos de analgesia peridural
• Redução de 30% no uso de analgesia peridural
• Redução de 40% no uso de ocitocina
• Redução de 40% no uso de fórceps
Outros estudos também mostram claramente que a presença da doula no pré-parto e parto trazem benefícios de ordem emocional e psicológica para mãe e bebê, incluindo resultados positivos nas 4ª a 8ª semanas após o parto:
• Aumento no sucesso da amamentação
• Interação satisfatória entre mãe e bebê
• Satisfação com a experiência do parto
• Redução da incidência de depressão pós-parto
• Diminuição nos estados de ansiedade e baixa auto-estima
• Redução de 40% no uso de fórceps
Grávidas e Mães de Campinas e Região


About Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

One thought on “Revolução das Mães!