Parto com Parteira???? 1


Toda vez que conto que a Catharina nasceu com acompanhamento da parteira, vejo rostos de indignação e surpresa. Como assim parteira? Em casa?
Não…. infelizmente não foi em casa…. mas foi com parteira!
A primeira coisa que tem que ficar claro para todo mundo (e ninguém sabe) é que o atendimento por parteiras é totalmente legalizado pela lei que regulamenta o exercício profissional das enfermeiras obstetras e obstetrizes (Lei nº 7.498/86).
Por esta regulamentação, os parteiros ou parteiras, estão aptos a assistir ao parto normal de baixo risco e realizar todos os procedimentos necessários para garantir a segurança da mulher e do bebê. Estão capacitados também para identificar situações de risco que possam requerer cuidados médicos específicos.
As parteiras profissionais (enfermeiras obstetras e obstetrizes) podem emitir a Declaração de Nascido Vivo fornecida pela Secretaria Municipal de Saúde, para os bebês nascidos de parto normal domiciliar. Com este documento, o casal faz o registro no cartório mais próximo de sua casa, como acontece nos nascimentos ocorridos no hospital, sem nenhum problema (extraído de www.primaluz.com.br)
Então, porque  a indignação e surpresa?
Porque nossa cultura está baseada na medicalização do parto. Porque os próprios médicos obstetras muitas vezes não acreditam que a mulher é capaz de dar a luz sem intervenção humana, e que isso por si só, já é motivo mais do que suficiente para internar uma mulher num hospital e submete-las a milhares de procedimentos padrões e intervenções desnecessárias que podem levar a uma complicação de um parto que poderia ser natural e acabar causando a necessidade de uma cesárea.
Então mulheres, informem-se. Tem vontade de ter seu bebê com parteira ou em casa? Você PODE!
E você? Teve um parto com parteira? Conte para nós!!


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Parto com Parteira????