Mulheres em Ação – Movimento Internacional pela Humanização do Parto – Marcha das Parteiras


Que tal uma marcha a favor do parto humanizado?
DIA 5 DE MAIO É O DIA INTERNACIONAL DAS PARTEIRAS
De 3 em 3 anos a American College of Nurse Midwife, uma associação de parteiras norte-americana, organiza um encontro internacional de parteiras (isso mesmo fora do Brasil essa profissão é reconhecida e respeitadíssima). Esse ano o 29th Triennial Congress of the International Confederation of Midwives (ICM), será de 19-23 junho, em Durban, África do Sul.
5 eventos estão sendo planejados em todo o mundo para chamar a atenção para: A morte desnecessária de mães e seus bebês e as parteiras que trabalham para salvar suas vidas” e uma grande marcha foi proposta

A propostas é: cada parteira ou ativista da humanização iniciar a sua marcha a partir da porta de sua casa e, uma a uma, se encontrar na marcha da sua cidade, no mesmo dia, todas unidas com o mesmo propósito. Esse convite foi estendido pras parteiras de todo mundo, no Brasil a iniciativa foi da Paloma Terra, de Brasilia, que me propôs fazer o cartaz de divulgação.

A inspiração começou com o globo utilizado no cartaz internacional e por sugestão da Paloma uma marcha de mulheres que se transformou em ciranda de mulheres, gestantes, mães com bebe, parteiras e doulas, todas as mulheres ao mesmo tempo.
 As alunas e professoras da faculdade do curso de obstetriz da Each USP também decidiram fazer um grande abraço na faculdade e participar dessa marcha.
As parteiras Tradicionais de Caruaru, Pernambuco também então nessa corrente e vão se encontrar no marco zero da cidade.
O que é interessante é;
• A Marcha de Brasília (por iniciar no Ministério da Saúde até a praça dos 3 poderes) integra o lado Político  com as Parteiras Tradicionais e Diplomadas, Mães que viveram a experiência do parto com parteiras todos na luta pela humanização do Parto.
• A Marcha de São Paulo representa o lado acadêmico, das parteiras com formação Profissional na luta  da preservação do curso de obstetriz em prol da humanização do Parto.
• A Marcha de Caruaru representam as parteiras Tradicionais na luta pelo reconhecimento na humanização do Parto
MAIS MARCHAS NESSA SEMANA
Várias parteiras do Amapá participarão da marcha de Brasilia, por isso ganharam um pin que representa seu estado.
A Marcha de Cananéia é organizada pela Bianca Lanau e as meninas do blog  Parto no Brasil e é um encontro de ativistas
Sorocaba é uma cidade perto de São Paulo e essa marcha será organizada pela blogueira Gisele Leal que tem um trabalho de humanização no seu blog Mulheres Empoderadas
05/05/2011 às 15:00 em frente à Igreja Santo Antonio – Av. São Paulo

Vamos nos UNIR e integrar essa grande corrente!
* Se alguém quiser organizar uma marcha na sua região entre em contato comigo que eu adapto o cartaz com uma cor diferente, pra sua cidade com data e local e a sua marcha será representada com outro “pin”, da cor do seu cartaz no mapa do Brasil, depois você manda uma foto para ser colocada nesse blog e enviaremos pra marcha internacional das parteiras.
* As imagens desse cartaz estão liberadas (em 2011) pra divulgação sem permissão prévia, arraste o Jpg para o seu desck e divulgue nas suas redes sociais.
Contamos com todas vocês.
Fonte: maesdapatria.wordpress.com


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *