Mecônio: Sinal de sofrimento fetal??? 24


Muitas mães tem pânico em ouvir falar de mecônio. Mecônio é o cocô verde que o bebê libera nos primeiros dias de vida, e algumas vezes na barriga da mãe. Quem nunca ouviu uma vizinha contando que o bebê da sobrinha engoliu mecônio, que o bebê da neta aspirou mecônio, que o médico marcou a cesárea porque o bebê tinha feito cocô na barriga?

Vamos desvendar os mitos agora!
Por Melânia Amorim, Ginecologista, Obstetra, PhD
Há dois motivos para eliminação de mecônio durante a gravidez: MATURIDADE FETAL, porque o intestino está funcionando a contento, o que é um bom sinal, e SOFRIMENTO FETAL, porque quando o feto está mal oxigenado aumenta a contratilidade dos intestinos e relaxam-se os esfíncteres (como quando estamos em uma situação de estresse).
Em um feto bem oxigenado, que elimina mecônio apenas porque está maduro, sua presença não traz maiores (aliás, nem menores) problemas. Esse feto maduríssimo e pronto para evacuar a cada instante também urina dentro da barriga. A urina é a principal fonte de produção do líquido amniótico, e quanto mais líquido mais fácil fica de o mecônio se diluir. Um bom volume de líquido amniótico indica que os rins fetais estão funcionando a contento, bem perfundidos (ou seja, o sangue chega lá e irriga bem os rins). Esse mecônio diluído dá o aspecto que chamamos de “tinto de mecônio” ou “mecônio fluido”. Aí, também, sem repercussões desfavoráveis. Evidências ultra-sonográficas sugerem que o feto pode evacuar algumas vezes dentro do útero e, ao nascimento, encontrar-se líquido CLARO,
Se o líquido amniótico está diminuído, não há como diluir o mecônio, aí temos o MECÔNIO ESPESSO, podendo mesmo assumir o aspecto característico de papa de ervilhas”. A preocupação nesse caso é com o motivo pelo qual o mecônio está espesso, porque o líquido amniótico pode estar diminuído fisiologicamente no final da gravidez e nas gestações pós-termo (que ultrapassam 42 semanas) ou por insuficiência placentária, reduzindo o fluxo sanguíneo para os rins fetais.
O risco de aspiração do mecônio e desenvolvimento de um quadro de pneumonite grave (Síndrome de Aspiração Meconial) é a maior preocupação nesses casos de mecônio espesso. Entretanto, o quadro só ocorre em bebês em sofrimento, que fazem movimentos de ‘gasping’ dentro do útero e, ao nascer, não têm os mecanismos fisiológicos para ‘clarear’ o mecônio.
Bebês hígidos, saudáveis, podem até aspirar mecônio mas os mecanismos pulmonares normais entram em ação para eliminar esse mecônio.
Concluímos, portanto, que o fundamental é distinguir se o bebê se encontra ou não em sofrimento. A ausculta dos batimentos cardíacos fetais (BCF) continua sendo a forma não-invasiva mais eficiente de se monitorizar o bem-estar fetal, podendo ser realizada de forma intermitente (com o sonar Doppler) ou contínua (pela cardiotocografia). Uma boa ausculta fetal durante o trabalho de parto é tranquilizadora. Se há alteração dos batimentos e a freqüência cardíaca fetal assume um padrão “não-tranquilizador”, está indicada a antecipação do parto, que pode ser por cesariana ou, se o evento ocorre no período expulsivo, através de fórceps ou vácuo-extração.
Alguns estudos apontam para um possível efeito benéfico da amnioinfusão(instilação de soro na cavidade amniótica por via cervical), no sentido de prevenir as desacelerações freqüentes nos casos de oligo-hidrâmnio, porém ainda não há evidências suficientes para apoiar sua indicação rotineira. De acordo com a revisão sistemática da Cochrane, o procedimento pode levar a redução das taxas de cesariana por ‘sofrimento fetal’.
Esse texto foi escrito pela Dra. Melania Amorim, Obstetra renomada e completamente a favor do Parto Humanizado.
Fonte: http://crisdoula.blogspot.com/2010/05/meconio-e-sinal-de-sofrimento-fetal.html


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

24 pensamentos em “Mecônio: Sinal de sofrimento fetal???

  • monalisa

    em 2004 eu engravidei novembro de 2005 ele nasceu com meconio foi feito uma cesaria e mandaram ele pra casa com 10 dias levei no medico pois notei que havia algo estranho com ele meu filho faleceu em 2006 um dia antes de completar dois meses o atestado de obito falencia multipla dos orgaos choque septico pneumonia pode nao ter sido sugado direito e isso causou a morte dele tire minhas duvidas por favor e a nota na carteirinha primeiro minuto de vida 6* apos cinco minutos 9 obrigada

    • GiLeal76

      Oi Monalisa
      sinto muito pelo seu bebê. Sinta-se abraçada.
      Eu não sou a pessoa mais indicada pra te dizer o que aconteceu no seu caso. Aqui eu coloco estudos, estatísticas e pesquiso muito.
      No seu lugar eu procuraria o médico que fez o atendimento para tentar esclarecer todas as dúvidas. Você também tem o direito de requerer o seu prontuário no hospital em que fez a cesárea para tirar suas dúvidas, e também procurar ajuda com o prontuário em mãos pode facilitar o diagnóstico. O mais importante Monalisa, é você não se culpar, e tentar escrever uma nova história. Ter em mente que foi importante pra ele e pra você todo o tempo que vocês passaram juntos, a gestação e após o nascimento. Nós nunca teremos resposta para todas as nossas dores, o importante é confiar que todos os desafios, as dores, as dúvidas nos ajudam em nosso crescimento pessoal e espiritual.
      um beijo grande
      Gisele

  • fabiana

    Boa noite, parabéns pelo site sempre é muito bom contar com pessoas que se dispoem a esclarecer dulvidas, onde muitas vezes o que querem é esconder as sujeiras em baixo do tapete, onde várias mães passam por perdas irreparáveis sem nenhuma explicação.
    Que Deus continue usando a sua vida para esclarecer e proporcionar ao menos um pouco de conforto para que ficou sem nada nos braços depois de 9 meses de espera, amor e muitos sonhos. abraços fabiana.fortes

  • Lucia

    Para as mamães que perderam, passaram por problemas ou q superaram e estão com seus filhos de qualquer maneira sadio ou especial, Deus é unico e grandioso sejam gratas pela experiência , só ele sabe o q o futuro nos reserva. Considerem -se vitoriosas de qualquer maneira filho e´uma benção.

  • monique rocha rezende

    minha filha tbm entrou em sofrimento fez coco na minha barriga e quando minha bolsa estorou ja estorou verde mas nao sentia dor nenhuma fui para trez hospitais para ter minha bebe fiz uma cesarea de emergencia ja tinha algumas horas q a minha bebe tinha evacuado enfim quando ela nasceu, nasceu com os pulmoes infeccionados por q inspirou meconio ficou na uti mas pela graça de Deus saiu bem com saude hoje ela tem 5 anos e estou gravida de novo com 38 semanas esperando a hora da minha menina e confio em Deus q vai dar tudo certo bjs .

  • Mayara Nogueira

    Boa tarde!
    Há cinco meses meu filho falesceu ainda na minha barriga, eu estava com quase 38 semanas.
    Fui ao hospital durante dois dias(terça e na quarta-feira), porque saiu um pouco de sangue e no outro dia um pouco de líquido. Nessas duas vezes q eu fui ao hospital, os médicos diziam que era normal, que eu e o bebê estávamos bem e que não estava na hora ainda e mandava eu voltar para casa. Sair do hospital na madrugada de quarta para quinta-feira e ainda ouvir o coração do meu filho.
    Na quinta-feira por volta de 09:00 horas, minha bolsa começou a estourar, só que já saiu o líquido amarelado. Eu nao sabia o porque, mas mesmo assim fiquei feliz porque tinha chegado a hora.
    Corrir para o hospital, chegando lá, aferiram minha pressão, tava tudo normal, mas em seguida a bolsa terminou de estourar lá mesmo.
    O médico foi me avaliar e não ouvia mais o coração do meu bebê batendo.
    Pediu para eu fazer uma ecografia e eu fiz, mas o médico foi bem grosso comigo. Disse para mim: Ele não está se mechendo e o coração dele não ta batendo, ele está morto. E nao me disse mais nada, eu que perguntei para o ele o que tinha q fazer, fiquei desesperada… Mas enfim resolveram fazer meu parto para poder tirar meu neném que não tinha mais vida.
    Só não entendo o porque que ele fez cocô e engoliu tendo só 38 semanas. Não achei isso normal.
    E o laudo do IML constou que ele morreu porque engoliu o líquido. Ele era perfeito, os órgãos, só o pulmão dele que tava cheio de líquido…
    Alguem pode me dizer alguma coiisa?
    Obrigada

  • paloma meirelly

    Oi, hoje faz 6 dias que ganhei bebe.. estava em trabalho de parto e até entao estava tudo correndo bem para eu ter normal, as contraçoes estava uma mais forte do que a outra, e uma em cima da outra e com vontade de fazer coco, mais como so estava com 7 centimetros de dilataçao e a bolsa nao tinha estourado, a medica disse que nao estava na hora, mais ai as dores foi ficando cada vez maior, ela fi ouvir seu coraçao e estava batendo normal, mais minutos depois ela nao aguentou ver minha agunia..

  • paloma meirelly

    ai resolveu fazer uma cesaria, mais quando foi ouvir seu coraçao, ja nao batia mais.. ai correu para uma cesaria, o bebe nasceu sem respirar, com a gloria de Deus ele tornou, mais 8 horas depois faleceu 🙁 no laudo de orbito dizia que foi uma parada cardiogenica, aspiraçao de meconios e asfixia grave ao nascer, gostaria de saber se voce com sua experiencia acha que teve algum erro médico? fico muito grata com sua resposta.

  • jaqueline

    oi meu nome é Jaqueline perdi minha filha no dia 2 de novembro, ela respirou o liquido amniotico até hoje eu ñ entendo direito o que aconteceu.
    Naquele momento a dor é tão grande que vc ñ consegue entender mais nada, ela nasceu com quarenta semanas,dei entrada no hospital as três da manhã e ela nasceu as oito e oito da manhã do dia 31/10,ela foi para uti e faleceu no dia 02/11.
    Só sei de uma coisa DEUS sabe todas as coisas entreguei nas mãos dele.

  • jaqueline

    A cada dia q passa a saudade aumenta por pensar como ela estaria hoje mas DEUS esta comigo a todo momento e agradeço a ELE por ter mim dado ela por esses dois dias de vida.
    A partir de fevereiro vou tentar engravidar de novo ñ vou desanimar jamais.
    obrigado pelo site tem tirado muitas duvidas minhas.

  • Edineia Costa

    meu sobrinho nasceu a 05 dias e engoliu e aspirou o mecônio e está na uti desde que nasceu estamos desesperadas sem saber o que fazer. ele tem um quadro gravíssimo é o que diz o pediatra está com pneumonia. Por que isso só acontece com as gestação com mais de 40 semanas e porque esperar as 40 semanas para retirar esses bebes sabendo do risco que eles correm.

  • maik nelson

    dra. minha sobrinha luta pela vida por causa deste quadro descrito por vsa. senhoria, pneumonite grave, depois de uma semana ainda expeli o meconio, apresentou uma melhora mais hj a pediatra disse que novamente teve dificuldade de respirar e aplicaram antibiotico na veia do pescoço…. nos seus estudos qual o percentual de sobrevivências neste caso? obrigado pela atenção.

  • janaina

    oi… passei pela msm coisa minha filha aspirou meconio na hr do parto e faleceu com 16 dias d vida.
    tive uma gravidez marAvilhosa.
    faz 6 meses q ela se foi…
    Deus tem me dado muita força mas o sofrimento eh mt grande…
    sinto mt saudade da minha princesinha….

  • Carolina

    Eu so Carol meu filho nasceu em 2008 ,depois de uma semana indo pro hospital senti as dores do parto,qndo cheguei no hospital a médica disse q a bolsa tinha estourado e ele tinha feito coco e q iria precisar de uti qndo nascesse e mandou eu ir para outro hospital q tivesse uti neonatal ,fiquei desesperada ,com medo q meu nascesse doente pois só ai me toquei q havia ja dias q ele estava defecando.Mais graças a Deus ele nasceu bem,grande ,gordo, lindo nunca teve problema em relação a isso,a semana q vem vai fazer 5 anos.Só queria tirar uma dúvida ele desenvolveu a hiperatividade tem algo haver com ele ter feito coco na barriga,em relação a isso ja me trouxe muitas preocupações.Gostaria de uma resposta.Obrigado!!!!!

  • Enyedna Cruz

    Ola, estou fazendo um artigo sobre a Síndrome de Aspiração Meconial, adorei a postagem, mas gostaria de mais informações se puder me ajudar. obrigada bj
    vc esta de parabéns