Janet Balaskas no Brasil e o movimento internacional por mudanças na assistência ao parto


Hoje Janet Balakas palestrou na FSP – Faculdade de Saude Pública da USP para um público de aproximadamente 200 pessoas.
Falou sobre como foi o início do movimento pelo parto ativo no Reino Unido há 30 anos, arrancou aplausos energizado e emocionou a todos.
Deixou ao menos, uma vontade imensa de lutarmos por melhorias à assistência ao parto.
Na platéia estavam estudantes do curso de obstetriz (que ameaça ser fechado, veja abaixo), parteiras (como Priscila Colacioppo), obstetras (Jorge Khun), doulas, neonatologistas, gestantes e ativistas pela humanização da assistência ao parto.
[slideshow]
Janet Balaskas, é a fundadora do movimento internacional pelo Parto Ativo, diretora do Active Birth Centre, educadora perinatal (saúde na gravidez, parto e pós-parto) e reconhecida como um ícone do movimento pela humanização do parto e nascimento.
Sua visita ao país acontece em boa hora. Recentemente, a divulgação da pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado (Fundação Perseu Abramo, 2010. Disponível em http://www.fpa.org.br/sites/default/files/pesquisaintegra.pdf) revelou que 25% das mulheres sofrem algum tipo de violência institucional durante o atendimento ao parto. A violência obstétrica foi mostrada em toda sua crueza e teve grande repercussão na mídia, no meio médico e em órgãos públicos.
Ao mesmo tempo, a ameaça de fechamento do curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP, único no país, levou centenas de mulheres às ruas de São Paulo. Obstetrizes, enfermeiras e ativistas pela humanização do parto manifestaram-se nas ruas contra a recomendação administrativa, e embasaram seus argumentos nas melhores evidências científicas disponíveis, quais sejam: as obstetrizes favorecem o parto fisiológico de mulheres saudáveis, e, comprovadamente, estão associadas aos melhores resultados maternos e neonatais. Veja vídeo-manifesto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=KO9jYgPg1r0&feature=youtu.be
Amanhã Janet B. fará uma continuação, da palestra de hoje. Estarei lá!
Apesar das fotos tiradas pelo celular não terem ficado boas, acho que vale o registro!


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *