Feliz dia internacional das mulheres?


Movimento-FeministaO que temos pra comemorar?
Respeito? Igualdade? Direitos?
Vamos falar de Brasil. Sim muitos direitos já foram instituídos. No papel. Na prática prevalecem as regras da sociedade patriarcal, machista e misógina em que vivemos.
Mulheres estão menos presentes nos cargos de poder público, em cargos executivos nas grandes empresas e, se estão presentes, recebem salários menores em até 30% quando comparados a salários de homens na mesma função e com a mesma experiência.
Muitas mulheres tem tripla jornada. Trabalham fora, muitas fazem “bico”, vendendo artesanato ou produtos de catálogo, e quando chegam em casa ainda tem os afazeres domésticos… Afinal é “serviço de mulher”.
Muitas mulheres sofrem violência e não conseguem nem denunciar. Em suas próprias casas. De seus companheiros e filhos. Violência de pessoas em quem elas confiam, como por exemplo, seus obstetras. Violência institucional. Violência de todos os tipos. Violência que nem ganhou nome, notoriedade ou consciência ainda.
8_de_maro_2010
O que temos pra comemorar?
Mulheres são cerceadas de seus direitos a cada instante. Mulheres são expostas sensualmente em propagandas de cerveja, de perfume, de chocolate. Como se fossem, assim como os produtos que representam, para serem degustadas. Mulheres podem exercer seu poder de escolha, desde que ela escolha entre as opções que já escolheram por elas (antes obviamente).
O que temos pra comemorar?
Ou basta receber um bombom, uma flor, um verso de amor, um dia no ano?
Deixo aqui minha homenagem nesse dia internacional das mulheres, à TODAS as mulheres. TODAS. E um beijo especial àquelas que fazem da sua própria vida uma luta diária pelo direito de todas as outras. Mulheres que não se conformam, que brigam, choram, são perseguidas, mas não desistem nunca. Inclusive àquelas que morreram em 8 de março de 1857 e deram origem a essa data comemorativa tão deturpada por um mundo capitalista.
marcha


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *