Doula, para que te quero?


“Contrate uma doula e  chegue parindo”.

Esse é o “conselho” que mais  vejo nos grupos virtuais do Facebook, quando uma gestante diz que quer um parto normal mas que não pode pagar a equipe.

Será que é isso mesmo? Basta contratar uma doula?

Que tal fazermos uma analogia com um maratonista. Ele entra num grupo virtual de corredores, e diz: “quero correr”. E então chovem conselhos: teu corpo foi feito para correr! Confie nele! Correr é fisiológico!! Contrate um personal trainer, e chegue correndo no dia da maratona!

Quais as reais chances que este aspirante a maratonista tem de vencer esta maratona?

Ele tem as mesmas chances que qualquer outra pessoa que tente  correr e esteja nas mesmas condições físicas e emocionais que ele: com ou sem personal trainer. O personal trainer vai ser importante para acompanha-lo na corrida (ou o técnico) desde que este maratonista tenha se preparado. E hoje, no Brasil, parir é como uma maratona. Não basta querer. Não basta ser fisiológico. Não basta, na maioria das vezes, que  nosso corpo tenha  sido feito para parir. E não basta ter uma Doula no dia do parto.

A Doula, está para a gestante, assim como o técnico está para o maratonista.

Ela pode dar informações, mostrar caminhos, munir a gestante com ferramentas que  a ajudarão na preparação para o parto. E pode estar com ela no grande dia. Mas nem sempre, contratá-la é suficiente.

Por traz dessa afirmação: “contrate uma Doula e chegue parindo”, há ainda algumas fantasias subliminares que muito preocupam às ativistas do parto e nascimento humanizados.

(continue lendo em nosso blog)


About Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante