Biblioteca Viva – Eu fui um livro vivo!


Na sexta-feira dia 11 de novembro, recebi a ligação do Professor Walter Waldman  da Ufscar para participar de um projeto denominado Biblioteca Viva.
A Biblioteca Viva é uma atividade de extensão inspirada nas atividades da ONG HUMAN Library (http://humanlibrary.org/) e tem o objetivo de combater o preconceito pelo entendimento, pelo conhecimento e pela descoberta. Pessoas que sofrem algum tipo de preconceito ou se vêem como refém de estereótipos, podem ser voluntários, virar livros vivos e contar suas histórias aos leitores durante o empréstimo.
O evento funcionou como uma biblioteca. Ao chegar lá, recebi uma folha padrão, para preencher com o título do livro e a descrição. Esta folha era então arquivada em uma pasta, e toda vez que um “leitor” chegava até a bibliotecária, esta apresentava os “livros vivos” que estavam disponíveis para empréstimo.
Cheguei na Ufscar por volta de 2:30 da tarde. Fui “solicitada” como livro vivo por umas 9 pessoas. Foram 3 ou 4 grupos, agora não tenho certeza.
Grávidas, estudantes, jornalistas ouviram minha história sobre a Doula e o parto natural. O título do livro? Humanizar a Humanidade, através do nascimento. Já! Falei um pouco sobre como era o parto antigamente, cercado por mulheres antes de ser um evento hospitalar. Que foi daí que surgiram as doulas. Falei sobre o hormônio do amor, sobre a realidade do parto no Brasil e sobre o porque existe este movimento nacional pela Humanização do Nascimento.
O mais interessante de ser um livro vivo, é ver nos olhos das pessoas as reações que nossas histórias causam. É poder mudar a linguagem ao contar a mesma história que foi contada para uma gestante, para um grupo de jovens estudantes e fazer com que eles se interessem pelo tema.
Foi uma experiência que nunca imaginei que viveria, e gostei muito!!
Gostaria de ter “lido” os livros vivos que estavam lá disponíveis! Na próxima oportunidade eu vou novamente, mas adoraria ir como leitora também!
Além de emissoras locais terem registrado o evento, o Jornal Cruzeiro do Sul, publicou uma matéria sobre o evento e falou sobre o trabalho da Doula. Ficou bem lega!! Clique aqui para ver!
E você? Gostou da novidade? Gostaria de ser um livro vivo? Ou prefere ouvir as histórias?
Deixe seu comentario!!
Abraço
Gisele Leal
 


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *