Benefícios do Parto Normal 4


A Catharina é minha 3a cria. Antes dela, vieram Beatriz (12 anos) e Arthur (2,5 anos).
Beatriz e Arthur nasceram de cesárea, pelo menos 20 dias antes da DPP (data provável do parto). Na época acreditava muito, que as cesáreas fossem necessárias.
As diferenças entre crianças nascidas de parto cesárea e de parto normal, são visíveis desde o primeiro minuto. Alías, não há diferenças só nas crianças, mas noto muitas mudanças em mim também.
1) Humor do bebê: Catharina não chorou ao nascer – nasceu tranquila, abriu os olhões, veio direto para o colinho para mamar… Ok, ela não mamou de cara, ficou ali lambendo o peito, sentindo o cheirinho…. mas mamou quando quiz. Continua muuuito tranquila!
2) Intervençoes no bebê: Não vou entrar em detalhes quanto às intervenções que ela  não sofreu, e que os irmãos, por terem nascido de cesárea sofreram.
3) Amamentação: Meninas, incrível a quantidade de colostro que eu tive logo após o parto normal. Após a cesárea, eles ficavam ali, sugando, sugando para estimular a descida do colostro, mas demorou a beça para descer.
A quantidade de leite então nem se fala… é muito superior a produção de leite após o parto normal.
4) Cólicas pós parto… praticamente não tive. Lembro que tive muitas cólicas após a cesárea. É claro que sentia meu utero contraindo durante a amamentação, ainda sinto (bem menos, afinal ela só tem 17 dias), mas a cólica, a dor da contração é bem menor!
5) Tônus muscular – A Catharina no quarto dia após seu nascimento, já levantou o pescocinho e olhou para os lados… impressionante.
6) Refluxo – A Cacá é a minha primeira cria que não ” vomita ” todo o leite após mamar… coitadinhos da Bia e do Arthur…  mamavam, mamavam, mamavam e logo regurgitavam tuuuudo, em praticamente todas as mamadas… A Cacá é uma gulosa… acho que em 17 dias, só voltou um pouquinho de leite umas 2 ou 3 vezes…
7) Soninho – A Cacá dorme a noite inteira! Dou banho por volta de 19 horas, ela mama em seguida e dorme. Lá pelas 22:30 ela mama novamente, e dorme até as 6 da manhã… as vezes até 6:30. Em 17 dias, ela acordou para mamar de madrugada apenas 3 vezes.
8) Peso do bebê – Cacá ganha em média 34 gramas por dia. Arthur ganhava em média 20 gr por dia. Beatriz em média 25.
9) MEU Peso. Quando engravidei, pesava 86 kg. Hoje, após 17 dias estou com 84 KG. Com uma semana após o parto eu já entrava nas minhas calças Jeans e em todas as minhas roupas.
10) Disposição… essa não tem comparação. A cesárea é uma cirurgia de grande porte, a recuperação é lenta, a gente tem que amamentar, os seios doem, os ponto doem, a cólica é mais forte. Não tem como ficar bem disposta.
E vocês? O que tem a contar? Deixem um comentario!!!


About Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

4 thoughts on “Benefícios do Parto Normal

  • Letícia

    Um lindo livro
    Realmente não dá para não transformar seu relato em um livro, não é?
    E sua itenção, a de abrir os olhos das mulheres que ainda não tiveram filhos bológicos para os benefícios de um PN, é mais do que nobre! Ouço tantas mulheres dizendo que vão marcar o parto para o mesmo dia do aniversário do marido, de casamento, da mãe, de outro filho…outras dizendo que não querem sentir dor de jeito nenhum…mal sabem que a recuperação de uma cesariana pode ser beeeeem dolorida!
    É muito difícil ultrapassar barreiras e encarar as pessoas te olhando como se vc estivesse completamente maluca! Eu passei por isso quando disse que queria um VBAC (que não consegui), imagine um VBA2C!!!
    Como disse a Ana, hoje em dia ter um terceiro filho já é um absurdo aos olhos de algumas pessoas. VBA2C então…só uma maluca!
    Ainda bem que existem as malucas das Giseles, das Anas, das Priscilas e tantas outras mães, mamíferas, mulheres, que provam que a Natureza é perfeita em si, que é completa, e nos deu tudo que precisamos para “simplesmente” parir, naturalmente parir, VERDADEIRAMENTE parir!!!
    Grande beijo.

    • GiLeal76

      Ai Leticia! Que delicia de comentário!! Obrigada pelo carinho…
      É tão bom dar uma de “louca” de vez enquando…. principalmente quando a causa é boa!!! 😀
      um beijo
      Gisele

  • Larissa Hernandes

    Outra coisa que preciso comentar!!!! Realmente o soninho do bebê é muito diferente! o meu pequeno tbm não fica regurgitando todo o leitinho mamado… é um bebê extremamente calmo e tranquilo! A maneira como se nasce muda tudo….
    bjs

  • FERNANDA

    GI ADOREI SUA MATÉRIA É SIMPLESMENTE A PURA REALIDADE NÃO HÁ COISA MELHOR NO MUNDO QUE UM PARTO NORMAL, A CESARIA NOS DEIXA TODA INCHADA, CHEIA DE PONTOS E DOR. MESMO DEPOIS DE ANOS NOSSA BARRIGA NÃO É A MESMA, CADE A SENSIBILIDADE NO LOCAL DO CORTE E NA PARTE ABAIXO DA CIRURGIA, SEM SENSIBILIDADE, AS VEZES ACHO QUE NÃO IREI SENTIR NORMAL NUNCA MAIS. E ESSE NEGÓCIO DE CESÁRIA NOS MACHUCA PORQUE NOS ABRE E AINDA TIRA O NENEM SEM QUE ELE QUEIRA SAIR. NÃO DA É UMA PENA QUE EU JA TENHA FEITO 3 CESARIAS E TEREI QUE ENCARAR A QUARTA BREVEMENTE. TEMOS FALAR MAIS SOBRE O PARTO NORMAL, ENCORAJAR AS NOSSAS AMIGAS, PARA QUE OS TENHAM. MEU PRIMEIRO FILHO FOI PARTO NORMAL E NÃO HÁ RECUPERAÇÃO E NEM SENSAÇÃO MELHOR. ALÉM DE QUE APÓS TER UM FILHO SENTIMOS UMA FOME DE LEÃO, E APÓS O PARTO NORMAL PODEMOS COMER. E APÓS A CESARIA TEMOS QUE VER OS OUTROS COMEREM E NEM PODEMOS COMER E NEM LEVANTAR A CABEÇA. É SIMPLESMENTE UM HORROR. ADOREI SUAS MATÉRIAS VOU INDICAR PARA TODAS AS PESSOAS QUE CONHEÇO. DEUS ABENÇÕE GRANDEMENTE VC E TODA SUA FAMÍLIA. BJSSSSSSSSSSSSSSSSSS