A tutela é herdada


A tutela é herdada. Até quando? Será que um dia isso vai acabar?
Antigamente as mulheres eram tuteladas por seus pais, que ao escolherem para ela um marido, transmitiam a este a tutela.
Não tínhamos o direito de escolher com quem formaríamos família, SE é que queríamos formar família e muito menos para quem entregaríamos nossos corpos pela primeira vez.
nada causa mais horror
Quando uma mulher  ousava quebrar essa regra, era perseguida e até morta. Era a vergonha da família.
 
Todos acreditavam estar fazendo o melhor para ela. É tão claro o que a sociedade sempre quis que acreditássemos, e continua querendo.      Querem nos convencer que nós mulheres não sabemos escolher. Não somos dotadas de inteligência. Portanto que escolham por nós. De preferência homens. E o que é mais triste. Mulheres que tanto lutaram por igualdade e hoje assumem profissões e cargos antes exclusivamente masculinos, adotam uma postura machista e de misoginia. Ao invés de acolher e defender suas irmãs, as entregam aos seus algozes para pagarem por sua desobediência. Foi assim que aconteceu com Adelir. Que acontece todos os dias com todas as Adelir que ousam enfrentar àquele que detém a sua tutela.
A tutela é herdada.
Mulheres se rebelaram e conseguiram se desvencilhar da tutela familiar e depois da tutela do marido. As primeiras mulheres a se divorciaram eram mal vistas pelas próprias mulheres, pela sociedade inteira! Mas foram guerreiras, e firmes em suas convicções.
Da mesma forma que  hoje, a sociedade inteira (inclusive mulheres!!!) nos chamam de exageradas, de loucas, desviam do tema “violência obstétrica” colocando isso como um joguete político e de mulheres que querem “chamar a atenção por  não terem o que fazer”, em breve, muito em breve, teremos nossa luta reconhecida e aos poucos nossas irmãs irão entender o quanto elas estão sendo tuteladas ao permitirem que amarrem-nas, anestesiem-nas, cortem-nas e lhes separem de seus bebês.
Eu sei! Eu acredito! Esse dia vai chegar. E não está longe. Não está longe porque as pessoas estão horrorizadas com nossa luta. Estão horrorizadas por QUERERMOS o que nos é de direito. Nosso corpo. Nossas regras. Porque isso ofende tanto? Porque isso escandaliza tanto? Por que tanto horror?
Porque “Nada causa mais horror à ordem que mulheres que sonham e lutam”. (José Martí).


Sobre Gisele Leal

- Acompanhamento da Gestação - Preparação para o parto (individualmente ou em grupos) - Consultoria para a escolha de profissionais e locais de parto - Elaboração do Plano de Parto - Dia da Despedida da barriga, barriga de gesso - Acompanhamento do Trabalho de Parto, Parto e Pós-parto imediato - Assistência ao Parto e puerpério - Consultoria em Aleitamento Materno - Fotos do parto, da família e da gestante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *